Termos em Negrito na explicação dos termos indicam a presença do termo no dicionário.
Amplificador*
Aparelho cuja única função é amplificar o sinal de áudio. Pode ser mono, estéreo ou multicanais e é utilizado com pré-amplificador e/ou processador do tipo Dolby Pro Logic, Dolby Digital ou DTS. Quando o pré-amplificador já faz parte do aparelho, ele passa a chamar-se amplificador integrado.
Amplificador
Também chamado de módulo, ou ainda módulo de potência. Utilizado para amplificar o sinal de áudio gerada pelo CD/DVD player que chega aos auto-falantes.
Auto-falantes
Componente responsável por gerar o som. Classificam-se de acordo com a faixa de freqüência de resposta caracterísitca. SUBWOOFER, WOOFER, MID-BASS, MID-RANGE, TWEETER.
Anti-Choque*
Para garantir uma perfeita leitura do sinal, o compartimento óptico é montado sobre um chassis de três camadas amortecedoras de borracha/silicone, criando uma suspensão flutuante.
ATT*
Função que atenua, com apenas um toque, o volume do som.
BTB*
Função que ajusta o som trazendo um reforço de graves e agudos.
Bass
Freqüências "graves", "baixas" do espectro sonoro.
BMX*
Os formatos de compressão de áudio, como o MP3 e o WMA tendem a atenuar os níveis de som de alta freqüência, principalmente nas passagens em que o sinal da gravação fraco. O BMX (Equalizador Bitmétrico) compensa essa atenuação aumentando o volume da reprodução de sons em freqüências maiores, melhorando o balanço musical geral.
Crossover*
Circuito que divide o espectro sonoro em pelo menos duas faixas de freqüências de áudio.
Comando Rotativo*
Um grande botão rotativo é a chave para a operação rápida e versátil da unidade principal. Recomendado para o acesso aos títulos de músicas gravadas em grandes volumes de arquivos MP3 ou WMA altamente comprimidos.
MP-3*
O MP-3 (MPEG-1 Layer 3) é um formato de áudio digital de alta qualidade bastante usado na Internet. O grande atrativo do formato é que os arquivos MP-3 podem ser comprimidos até 1/12 do tamanho de um arquivo de som digital formato WAV (o mais comum para áudio digital).
Loudness*
Função que reforça automaticamente os graves (abaixo de 100 Hz) e os agudos (acima de 10 Hz) para compensar uma menor sensibilidade do ouvido humano a essas frequências durante audições com baixo nível de volume.
Tuner*
Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais das emissoras de rádio ou TV. Normalmente vem embutido nos televisores, videocassetes e receivers, mas também pode ser adquirido à parte (no caso do sintonizador AM/FM). Pode ser analógico ou digital.
ID3 Tag*
Simplesmente coloque o disco para tocar e os dados de texto rolam no display, tornando muito fácil o acesso e a identificação da pasta e do arquivo.
Estéreo*
Sistema de som com dois canais, esquerdo e direito. (Veja "Canal de Áudio"). No caso dos videocassetes, existem dois tipos de gravação estéreo: a linear, com as cabeças de áudio fixas e a hi-fi com cabeças giratórias. No primeiro caso, a resposta de freqüências é limitada, enquanto que no segundo ela cobre toda a faixa de freqüências audíveis (20 Hz a 20 kHz). Os videocassetes estéreo linear não são mais fabricados.
Flipdown*
frente removível de segurança contra roubo, que permite ao usuário remover a frente da unidade principal e colocá-la dentro de um estojo para transporte. Só permanece à vista no painel do carro uma caixa preta que não chama a atenção.
EQ*
Equaliza e balanceia as faixas de frequência de acordo com as características acústicas do interior do seu automóvel.
EEQ (Equalizador de Fácil Controle)*
A modelagem do som fica inteiramente sob seu comando. Você pode ajustar o som de acordo com características sonoras do interior do veículo e da música que quer ouvir.
SFEQ*
Proporciona uma imagem acústica natural que não pode ser expressa unicamente por meio de ajustes do equalizador. A reprodução da música incorpora uma presença natural, na qual os vocais ganham destaque.
Saída Pré-AMP*
Saída pré-amplificada estéreo de canal. Podendo ser traseiro e/ou dianteiro.
* termos retirados do site americanas.com
0 comentários:
Postar um comentário