Muitos de nós, já passamos por essa dificuldade. Há vários tipos de problemas que podem fazer a trava elétrica do seu carro parar de funcionar. Independente do tipo e modelo de carro, o diagnóstico é praticamente imutável, e o que diferencia é na verdade, o conserto em si, ou seja, as peças mudam mas o sistema funciona de forma similar.
Para localizar e diagnosticar o problema na trava elétrica, primeiro você deve saber como o sistema funciona. No sistema de trava elétrica existe um motor para cada porta, sendo que nas portas dianteiras os motores são denominados MESTRES pois possuem micro chaves para comandar a abertura e o fechamento através de uma CENTRALINA, que é um módulo de reversão de corrente cujo propósito veremos mais tarde. Nas portas traseiras os motores são denominados ESCRAVOS, pois sua função é somente abrir e fechar a porta quando os motores MESTRES são ativados.
Vamos entender agora as partes que compõe o sistema de travas:
1- Motor MESTRE ou DIANTEIRO: Os motores MESTRE, em geral são instalados nas portas dianteiras e em alguns casos, também são instalados no porta – malas. Sua função é enviar um sinal de comando para a CENTRALINA, que por sua vez abrirá ou fechará as portas através dos motores elétricos instalados na fechadura.
O motor MESTRE possui uma ou mais MICRO-CHAVES para identificar a posição em que ele se encontra (aberto ou fechado), além do motor que automatiza o sistema. Para identificar se a porta possui um motor MESTRE, basta abri-la ou fecha-la com a chave do seu carro, e se os demais motores funcionarem, então, este será um motor MESTRE. Os motores MESTRES tem no mínimo 4 terminais em sua saída.Note que neste tipo de motor MESTRE há 5 terminais (fios)
2- Motores ESCRAVOS ou AUXILIARES: Os motores ESCRAVOS tem basicamente a função de abri e fechar as portas quando os motores MESTRES são acionados. Estes motores são acionados através da CENTRALINA. Eles não possuem nenhum tipo de comando. Estes motores possuem no máximo 3 terminais em sua saída.Note que neste tipo de motor ESCRAVO há apenas 2 terminais (fios)
3- CENTRALINA OU RELÊ DA TRAVA: A CENTRALINA tem a função de receber os sinais de abertura ou fechamento enviados pelos motores MESTRES e converte-os em pulsos elétricos para o acionamento dos motores, tanto MESTRES como ESCRAVOS.
2- Motores ESCRAVOS ou AUXILIARES: Os motores ESCRAVOS tem basicamente a função de abri e fechar as portas quando os motores MESTRES são acionados. Estes motores são acionados através da CENTRALINA. Eles não possuem nenhum tipo de comando. Estes motores possuem no máximo 3 terminais em sua saída.Note que neste tipo de motor ESCRAVO há apenas 2 terminais (fios)
3- CENTRALINA OU RELÊ DA TRAVA: A CENTRALINA tem a função de receber os sinais de abertura ou fechamento enviados pelos motores MESTRES e converte-os em pulsos elétricos para o acionamento dos motores, tanto MESTRES como ESCRAVOS.
A CENTRALINA usa a reversão de polaridade para empurrar ou puxar, ou seja, o motor elétrico gira em rotações opostas, de acordo com o pulso enviado pela CENTRALINA. Esse sistema é denominado de “reversão simples de polaridade” e é usado também em interruptores de vidro elétrico. As CENTRALINAS são encontradas em diversos modelos e algumas são incorporadas ao módulo do alarme, porém a sua função é sempre a mesma.
Agora que já entendemos o sistema de trava elétrica vamos a lógica do diagnóstico. Usaremos os problemas mais comuns como base de raciocínio. OBSERVAÇÂO: Nunca use o controle remoto para diagnosticar o sistema de travas!!!!
Agora que já entendemos o sistema de trava elétrica vamos a lógica do diagnóstico. Usaremos os problemas mais comuns como base de raciocínio. OBSERVAÇÂO: Nunca use o controle remoto para diagnosticar o sistema de travas!!!!
1- Ao fechar a porta do motorista, as portas se fecham e abrem novamente.
Ao analisarmos essa situação, teremos algumas teorias:
1ª O sistema mecênico das fechaduras pode estar travado, faça a checagem manual porta por porta;
2ª Existe apenas 2 sinais enviados pelos motores mestres: ABERTURA e FECHAMENTO! Então se houver um curto em um destes sinais o sistema não responderá ao comando e retornará ao estado em que há a coerência dos sinais, ou seja, se o sinal para abrir estiver em curto, então a centralina manterá o sistema fechado e vice-versa.
3ª O motor MESTRE para de funcionar colocando os sinais em curto. Se você acionar a trava pela porta do motorista, observe se a outra trava MESTRE também é acionada.
Se a outra trava MESTRE não for acionada, o que acontece é que a porta do motorista envia para a CENTRALINA o sinal para travar, porém, como o motor da outra trava MESTRE não funciona, ela se mantém na posição de destravar, causando assim um sinal duplo e a centralina enviará sinais de abertura e fechamento até que o sinal esteja apenas uma posição, aberto ou fechado! Se esse for o caso, basta você tentar fechar as portas pelo lado do passageiro, e se as travas funcionarem, então você terá seu diagnóstico: Falha no motor da trava MESTRE do passageiro dianteiro!
2- A porta traseira não funciona:
Como vimos antes, as portas traseiras funcionam com motores ESCRAVOS, então se ao motor não funciona só há 3 possibilidades:
1ª Mecanismo mecânico da fechadura travou;
2º Interrupção do chicote elétrico;
3ª Motor ESCRAVO danificado.
2- A porta traseira não funciona:
Como vimos antes, as portas traseiras funcionam com motores ESCRAVOS, então se ao motor não funciona só há 3 possibilidades:
1ª Mecanismo mecânico da fechadura travou;
2º Interrupção do chicote elétrico;
3ª Motor ESCRAVO danificado.
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