O Chevrolet Opala foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela General Motors no Brasil. Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1972.
Seu projeto demorou cerca de dois anos, sendo finalmente apresentado no salão do automóvel de São Paulo no dia 19 de novembro de 1968. A carroceria teve por base o modelo alemão Opel Rekord C de 1966, passando por diversas modificações ao longo de seus 24 anos de produção contínua. Foram oferecidas duas opções de motores para a linha Opala: o 2,5 L (153 pol3, 2 anos depois substituído pelo de 151 pol3) de quatro cilindros e o 3,8 L (230 pol3) de seis cilindros, posteriormente substituído pelo lendário 4.1 (250 pol3).
Em 1970, o Opala SS (de separated seats - assentos dianteiros individuais) com o motor de 4,1 L de seis cilindros, tornava-se o carro brasileiro mais rápido na sua época desde o lançamento da linha, em 1969, até a produção do Ford Maverick, que passou a ser o mais rápido (após seu lançamento pela Ford em 1973). Esta versão SS foi oferecida também com 4 portas, somente em 1971. Posteriormente, ganhou opção de motor 4 cilindros, e durou até 1982, quando já tinha perdido grande parte de sua caracterização esportiva.
Em 1975 a linha Opala ganhou a versão Station Wagon com a Caravan.
Foram produzidas algumas miniaturas quando do lançamento do Opala, não sendo mais produzidas desde então. Por isso são muito raras e as poucas existentes estão em mãos de colecionadores.
Uma série limitada especial, do encerramento da produção do Opala,idealizada por Luiz Cezar Thomaz Fanfa, foi batizada Diplomata Collectors.
Os últimos 100 Opalas produzidos levam este nome e traziam uma fita de vídeo sobre a história do opala e chaves douradas, por exemplo.
O último ano de produção do Opala foi 1992, quando foi produzido o Opala de número 1 milhão, Opala esse que está em posse da Chevrolet no acervo da empresa, atualmente exposto no Museu da Tecnologia da ULBRA em Canoas, Rio Grande do Sul. A partir daí, o Opala teve como sucessor o Chevrolet Omega.
O Opala é um veículo bastante luxuoso, e com sua mecânica extremamente confiável, ainda é, hoje, objeto de desejo de muitas pessoas, sendo um dos mais cultuados automóveis brasileiros.
0 comentários:
Postar um comentário